‘Dia de Neymar Jr’ lidera engajamento nas redes sociais com aumento de 300%
A capacidade de Neymar Jr de engajar fãs de todo mundo é cada vez mais expressiva. No twitter, o atleta já roubava a cena muito antes da bola rolar na última quarta-feira (12) pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Internautas criaram a #NeyDay (dia de Neymar Jr) em apoio ao craque. Em poucas horas a movimentação colocou o brasileiro como assunto mais comentado no mundo.
O pico do #NeyDay começou na madrugada do “pré-jogo”. Até antes da bola rolar, na madrugada, da meia noite até às 4h da manhã, publicações mencionando o camisa 10 tiveram um aumento de 300% em relação a normal, de acordo com o que foi apurado pela nossa plataforma de análise de dados. Até então, o nome Neymar Jr. havia sido mencionado em aproximadamente 500 mil publicações na internet, que somadas foram vistas mais de 219 milhões de vezes, com uma repercussão majoritariamente positiva.
Fãs trocando a foto do perfil para uma foto do craque de moicano, apoio de diversas torcidas, memes com o óculos modelo juliet e diversas montagens com vídeos sobre o atleta. Foi tanta comoção que até o próprio Neymar Jr. atendeu ao pedido da torcida. Pediu para Keylor Navas cortar seu cabelo moicano, entrou no estádio com seu juliet e a bola rolou.
O tweet feito pelo atacante “Moicano feito, juliet separada e a caixinha de som carregando” recebeu, até agora, 314,8 mil retweets e comentários, além de 774,4 mil curtidas, tornando-se um dos tweets de maior engajamento, no dia 12 de agosto. Neymar Jr. foi o nome mais citado no mundo no Twitter, graças as muitas hashtags criadas no dia, entre as mais utilizadas estavam #NeyDay, #TeamNeymar, #ATAPSG e #PPNeymar.
O PSG virou o jogo, derrotando o Atalanta por 2 a 1 e se classificando para a semifinal. A vitória fez os números já altos do #NeyDay saltarem ainda mais. De acordo com a Decode, empresa de análise de dados e marketing, até o dia 13, foram mais 3.5 milhões de tweets sobre o craque.
Fora do Twitter, cerca de 2.264 matérias foram feitas no mundo, atingindo 240.7 milhões de internautas. Só no Brasil, foram 475 matérias, atingindo mais de 74 milhões de internautas. No Google, de acordo com o Google Trends, a pesquisa sobre o “corte moicano” subiu mais de 216%. A busca pela modelo de óculos Juliet também recebeu um aumento exponencial de 119%.
O apoio à Neymar Jr. provou que, mesmo antes de entrar em campo, o camisa 10, sozinho, pautou a internet ao redor do mundo, demonstrando forte popularidade tanto no Brasil quanto no resto do mundo, além de uma repercussão positiva grande. De acordo com uma análise no Twitter via API, o sentimento no Twitter era de majoritariamente 61% positivo, 20% neutro e apenas 19% negativo.
Neymar Jr. e seus companheiros do Paris Saint-Germain entrarão em campo nesta terça-feira (18), para o decisivo confronto contra o RB Leipzig, pela semifinal da Champions League. O burburinho de fãs e apoiadores já se agita no Twitter e, sem dúvidas, vale ficar de olho para o que pode ser o começo de mais um #NeyDay.