NEYMAR JR

NEYMAR Jr. E O MERCADO

NEYMAR Jr. E O MERCADO

Atleta brasileiro de maior expressão no mundo hoje, Neymar Jr. consolidou seu status de ídolo com uma longa lista de conquistas que inclui a primeira medalha de ouro do futebol brasileiro em Olimpíadas, a Tríplice Coroa Europeia (Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Champions League) pelo FC Barcelona, o tricampeonato paulista, a Copa do Brasil, a Libertadores da América e a Copa das Confederações. Em 2020, o craque ainda superou Ronaldo e se tornou o segundo maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 64 gols. Fomentou ainda mais seu legado, aos 31 anos de idade, quando atingiu a marca de 78 gols, isso é, ultrapassando a marca históriaca do Rei Pelé como maior artilheiro da seleção.

Neymar Jr é o atleta brasileiro com mais gols na história da Champions League com 43 gols. Atualmente, ele faz parte do elenco do Al-Hilal, dá Árabia Saudita, após vitoriosa passagem pelo PSG, equipe em que já conquistou títulos como a Super Copa da França, Ligue 1, Coupe de France e Coupe de La Ligue.

Considerado um dos maiores influenciadores e lançador de tendências, Neymar Jr., entre as classes econômicas, é reconhecido por todas as camadas. Esse reconhecimento gera alta interação com os meios de comunicação.

Sua popularidade nas redes sociais também chama atenção. O craque conta com mais de 92 milhões de curtidas no Facebook, mais de 216 milhões de seguidores no Instagram. 63 mi no Twitter e possui mais 4 milhões de inscritos no seu canal oficial do YouTube, além de constantes aparições em top trends.

A marca Neymar Jr. começou a ser construída quando o atleta ainda figurava na base do Santos FC e o trabalho teve a sua continuidade através da NR Sports. Tratava-se de uma nova cultura de gestão no futebol brasileiro. Em 2011, uma das mais importantes premiações do marketing brasileiro, o Prêmio Marketing Best, premiou o Case ‘Neymar Jr.: Menino, Ídolo, Marca, Mito. Uma Trajetória em Construção’ do Santos Futebol Clube.

O inquestionável potencial de marketing de Neymar Jr., aliado à sua autenticidade, relevância, carisma e habilidade em campo são considerados efetivos promotores de marca, ou seja, seu nome e sua imagem podem ser vinculados a diferentes tipos de produtos, destinados a vários públicos.

Diversas pesquisas atestam o potencial de geração de negócios da marca Neymar Jr. De acordo com a SportsPro, caracterizada por estudos específicos sobre marketing esportivo, Neymar Jr. foi o único brasileiro entre os dez melhores atletas mais negociáveis do mundo em 2016.

O Instituto de Pesquisa Nielsen revelou que em 2014 Neymar Jr. ficou nas primeiras colocações do N-Score, estudo consolidado no Brasil que avalia a imagem e o potencial de marketing de personalidades do mundo esportivo.

O destaque de Neymar Jr no mundo digital segue em alta. O atleta do Al-Hilal foi o jogador mais citado no mundo no Twitter em 2019. Em 2020 ele foi o mais comentado entre os brasileiros dentro da plataforma. Em agosto de 2021 o site SportPro, focado em negócios do esporte, divulgou um levantamento mostrando que Neymar Jr é o atleta brasileiro mais influente do mundo em 2021 – o craque teve mais de 7 bilhões de impressões nas redes sociais.

Seu alto poder de engajamento com os fãs também refletiu positivamente nos números de audiência, interesse e faturamento campeonato francês, competição onde Neymar Jr joga desde a temporada 2017/2018.

Segundo Yoann Godin, diretor internacional da Ligue 1, “o maior impacto na receita foi experimentado por meio de nosso acordo de transmissão nacional e do crescimento da audiência nacional e internacional. Todos os clubes também experimentaram estádios lotados quando jogaram contra o PSG de Neymar. Também acreditamos que a chegada de Neymar foi benéfica para a imagem da Ligue 1 em geral e nos ajudou aumentar as receitas de forma mais indireta”, acrescenta o diretor.

A PUMA, parceira da NR Sports desde setembro de 2020, também experimentou o “fator Neymar Jr” já logo nos primeiros dias. O anúncio da entrada de Neymar Jr na família PUMA foi um recorde para empresa nos canais oficiais com novos seguidores, menções e muito engajamento. No total, os 44 canais sociais postaram sobre a parceria em quatro redes diferentes, obtendo 58,3 milhões de impressões e 2,95 milhões de engajamentos no período de três dias (12 a 15 de setembro de 2020).

Fontes: Marketing Best, SportsPro, Nielsen, Época Negócios, Twitter, Ligue 1 e PUMA.

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