NR Sports

Novos mercados

NR
NEWS

Publicado em 17 de setembro de 2021

Como Neymar Jr impactou os números do futebol francês?

Entrevista | Yoann Godin

 

A capacidade natural de Neymar Jr de atrair até mesmo a atenção de torcedores rivais desde os tempos de Santos tem se tornado cada vez mais evidente no mercado do futebol. No entanto, o impacto positivo que o atleta causa tem alcance global dentro e fora das quatro linhas.

 

 

O dado mais recente é da própria Liga Futebol Profissional da França, detalhado em entrevista ao neymarjr.com. A chegada de Neymar Jr ao Paris Saint-Germain em 2017 resultou na mudança de patamar do campeonato nacional, ampliou contratos de direitos de transmissão pelo mundo e ainda gerou uma verdadeira explosão de novos seguidores para Ligue 1 nas redes sociais.

 

 

“Na verdade, a Ligue 1 experimentou um forte crescimento nas mídias sociais no verão de 2017. Agosto de 2017 foi o melhor mês para o crescimento digital da Ligue 1 até janeiro de 2019 (desde então acelerou). O Brasil é agora a segunda maior comunidade internacional de fãs da Ligue 1, depois da China”, explica Yoann Godin, diretor de desenvolvimento internacional da Liga de Futebol Profissional da França.

 

Yoann Godin, diretor de desenvolvimento internacional da LFP

 

Direitos de transmissão

 

Como já era esperado, os benefícios de um jogador da qualidade de Neymar Jr vão além do clube em que ele joga. Outros times da Liga também ganharam com marketing, visibilidade e puderam ampliar seu faturamento.

 

“O maior impacto na receita foi experimentado por meio de nosso acordo de transmissão nacional e do crescimento da audiência nacional e internacional. Todos os clubes também experimentaram estádios lotados quando jogaram contra o PSG de Neymar. Também acreditamos que a chegada de Neymar foi benéfica para a imagem da Ligue 1 em geral e nos ajudou aumentar as receitas de forma mais indireta”, acrescenta o diretor.

 

 

Na temporada passada (2020/21) a Ligue 1 foi transmitida por 55 emissoras em 219 territórios. Godin afirma que novos acordos de transmissão estão sendo finalizados e esse número deve aumentar para atual temporada (2021/22). “O maior público fora da França vem da China e da África Subsaariana. 180 milhões de espectadores únicos assistiram à Ligue 1 na China na última temporada”, exemplifica.

 

Novos mercados

 

 

Nos últimos anos empresas de consultoria também destacaram o crescimento comercial do PSG atrelado à contratação de Neymar Jr. O interesse dos fãs pelo atleta fora da França vai de encontro ao impacto notado pela direção da Liga Francesa. “Quando ele ingressou no PSG, nosso público internacional cresceu dramaticamente em alguns territórios como a China”.

 

Godin completa: “Neymar Jr sendo um dos maiores talentos brasileiros da história do país, seu impacto foi obviamente diferente. Principalmente porque ele é um ícone global e sua popularidade vai muito além do Brasil. Até porque Neymar Jr adotou os padrões de comunicação atuais, principalmente nas redes sociais, o que obviamente não era possível para grandes estrelas como Ronaldinho ou Raí”.

 

Para os próximos anos, Godin acredita que mesmo com a Premier League (Inglaterra) e a La Liga (Espanha) ainda em destaque, a Ligue 1 está cada vez mais forte no cenário do futebol mundial, reunindo jogadores talentosos em um país duas vezes campeão do mundo e a histórica marca “France”.

 

Ver todos parceiros

siga o instagram da nr sports